Eu acho que estou vindo com algo.
Normalmente, isso significa que eu preparo uma caneca de chá, adicione uma colher de mel mantida somente para ocasiões semelhantes e adicione um pingo de suco de limão. Este elixir, me disseram, vai aliviar minha dor de garganta e coaxar minha voz raspada de volta à normalidade. Mas isso realmente funciona?
"Eu tenho que dizer, quando tenho pacientes doentes, costumo pedir a eles que tomem chá quente", diz o Dr. Edward Damrose , chefe de laringologia da Stanford Health Care. "Mas eu não tenho certeza de que seja o próprio chá que tem a propriedade benéfica, ou que a água morna corta a fleuma e faz os pacientes se sentir bem".
Para descobrir se a bebida chá clássica alivia uma dor de garganta, ajuda a saber o que causa uma dor de garganta em primeiro lugar. Como Damrose explica, a garganta é dividida em duas partes: uma faringe e uma laringe, e ambas podem ser infectadas ao mesmo tempo ou separadamente. Usamos nossa faringe quando engolimos alimentos ou líquidos. As infecções bacterianas ou virais podem fazer com que a faringe incha e leve a dor de garganta.
Quando falamos, por outro lado, usamos nossa laringe, a parte da garganta que contém nossos cordas vocais. As infecções virais dificultam a vibração das cordas vocais, o que nos faz perder a voz.
O que exatamente isso acontece é algo de um mistério. "Temos muitas idéias, mas não uma resposta definitiva", diz a Dra. Jennifer Long , professora assistente de cirurgia de cabeça e pescoço na Escola de Medicina David Geffen da UCLA. Uma teoria sugere que os glóbulos brancos torcem os cordões vocais, fazendo com que eles incham e evitem a vibração. Outra teoria é que os vírus prejudicam a superfície dos cabos vocais, dificultando a vibração. "Por ser um problema comum, é surpreendente o pouco que sabemos", diz Long.
Além desta incerteza, não há muita pesquisa sobre se chá ou mel podem ajudar uma dor de garganta ou voz perdida, de acordo com o Dr. Maya Sardesai , professor associado de otorrinolaringologia e cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington. Estudos de saúde de alta qualidade normalmente usam placebos, mas isso é difícil neste caso, explica Sardesai. A maioria das pessoas pode dizer se eles estão bebendo chá e mel, então a criação de placebos para participantes do estudo é um desafio.
Essas dificuldades, os três médicos estão dispostos a especular sobre se chá, mel e limão ajudam a dor de garganta e a perda de voz.
Vamos começar com o chá. Porque líquidos e alimentos desciam nossa faringe, não nossa laringe, Damrose observa que é improvável que qualquer bebida tenha um efeito direto sobre nossos cabos vocais. Mas o chá ainda pode ajudar uma dor de garganta que resulta de uma faringe inchada. A pesquisa mostrou que o chá verde tem propriedades anti-inflamatórias , o que poderia ajudar a diminuir o inchaço da dor de garganta. Talvez mais importante, de acordo com Damrose, quando as pessoas bebem um líquido como o chá, o ato de beber e engolir impede a tosse irritante. O líquido quente também pode ajudar a remover o fleuma da garganta . Long e Sardesai recomendam chás com baixa cafeína, porque a cafeína pode levar a uma maior produção de ácido e irritar a garganta ainda mais.
Quanto ao mel, "é realmente muito especulativo" se o mel ajuda a dor na garganta, de acordo com Long. O mel pode ser um agente natural contra a tosse, mas até agora a pesquisa não é conclusiva. Por outro lado, nenhum dos médicos sugere que o mel possa prejudicar a garganta.
Esse não é o caso do limão. "Eu realmente me preocupo com muito limão porque é tão ácida, e os ácidos podem ser irritantes" na garganta, diz Long. Sardesai concorda, embora ela note que "o limão tem vitamina C, e a vitamina C é pensada para ser útil no início de algumas infecções". Damrose observa outra vantagem: o limão possui propriedades antibacterianas, que podem combater a dor de garganta bacteriana.
O trifecta chá-mel-limão tem um boletim misturado. Para tratamentos mais testados, os médicos recomendam descansar, inalar vapor e - no caso de perda de voz - falando o mínimo possível (sim, isso inclui reduzir os sussurros). Os sintomas devem diminuir dentro de duas semanas e, caso contrário, uma viagem ao médico está garantida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário